sábado, 23 de janeiro de 2010

MPLS

O protocolo MPLS encaminha os pacotes baseados em Labels ao invez de usar a tabela de roteamento. Ele trabalha junto com o CEF, o CEF coleta informações da RIB (Routing information Base) e cria uma tabela chamada FIB (Forward IB) então o MPLS com base na FIB cria uma base chamada LFIB (Label FIB) com base nessa tabela o MPLS efetua o processo de Push and Pop dos labels no MPLS header (4 Bytes).

LDP (Label Distribution Protocol)

Para o controle das Labels é utilizado o LDP, toda vez que o roteador aprende uma nova rede e faz a busca na RIB e cria a LFIB ele informa aos roteadores adjacentes qual label ele irá usar para aquela rota e assim sucessivamente:
















































MPLS TTL propagation


Quando efetuamos um tracert o MPLS usa o campo TTL do header MPLS para fazer esse controle.
Do mesmo modo podemos desabilitar o decremento do TTL de pacotes vindos do CPE (Forwarded) de modo que o cliente veja toda a rede MPLS apenas como um salto. Ou desabilitar o TTL de pacotes originados de um PE (local) escondendo o endereço dos roteadores da nuvem (Não recomendado para troubleshoting), com o comando no mpls ip ttl-propagation [local|forwarded]

2 comentários:

Unknown disse...

Cara.. os posts continuam muito bons...continuo acompanhando sempre...

Qual o material que vc esta utilizando para os estudos? os posts são uma especia de resumo/entendimento do material estudado?

Muito bom! parabens.

Rafael disse...

Opa, Obrigado pelo elogio :)
Os posts sim são um resumo doque eu estudo. Na verdade esse blog é só um caderno de anotações que eu posso acessar em qualquer lugar e serve de consulta para caso alguem queira tirar duvidas.

O material que estou usando falei no primeiro post: http://diarioccie.blogspot.com/2009/08/inicio-dos-estudos.html

Estou usando o livro: CCIE.Routing.and.Switching.Exam.Certification.Guide.3rd.Edition.Nov.2007 comprei pela amazon, mas dá pra achar ele por ai ;)

E no site da cisco tem bastante coisa tambem.

Abs!